a funçao da arte
A educação inclusiva, conforme estudo, transforma a sociedade e nela consta um grande processo de participação de todos, tanto por parte dos estudantes, professores, família e comunidade em geral, na tentativa de garantir educação de qualidade no ensino e direito a educação para pessoas com deficiências. A inclusão busca retratar a diversidade/diferenças, mostrando as transformações que vem ocorrendo em nossa sociedade.
A história da educação especial no Brasil está marcada pela exclusão social e educacional, no entanto programas foram elaborados pelo Ministério da Educação em 2003, no intuito de garantir atendimento e acesso de todas as crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais ao sistema educacional público, bem como disseminar políticas de construção de sistemas educacionais inclusivos.
No entanto a discriminação sofrida pela maioria das pessoas com deficiências inibiram o desenvolvimento deste ser, mais com criação destes programas e a qualificação de profissionais empenhados, que trabalham no sistema regular de ensino, pode vir a mudar este quadro, formar e promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal deste cidadão, preparando-o para a sociedade.
Parte das escolas publica ainda não possuem acessibilidade por serem edificações antigas ou prédios alugados e as mesmas ainda não receberam reforma físicas que possibilitassem o livre acesso de alunos portadores de necessidades especiais ás suas dependências. Contudo a sociedade encontra-se atualmente num período de adaptação e aceitação a estes portadores de necessidades especiais.
Mas que mesmo com tantos programas, quem ainda hoje não se depara com obstáculos físicos e falhas nas edificações que dificultam a passagem e acesso das pessoas com necessidades