Qual a função da arte?
O título pode soar um tanto quanto pretencioso mas é proposital, pouquíssimas pessoas compreendem qual a relevância da arte dentro da nossa sociedade. Aqui vou tentar discutir um pouco da função da arte envolvendo um pouco mais a arte contemporânea, tentando assim alterar a forma como enxergamos as obras de arte que nos rodeiam.
Kazimir Malevich – Quadrado negro sobre fundo branco
Sabe quando você se depara com um quadro cheio de formas, riscos e cores e não entende nada? Ou até mesmo uma imagem simples como o quadro do Malevich (figura acima), quadrado preto sobre fundo branco feito em 1915, é de fácil compreensão a mensagem da obra? Se você visse uma obra de arte e compreendesse todo o seu contexto e mensagem a ponto de ter um entendimento completo sobre a obra, seria muito mais interessante não é? Pena que diversos fatores criam ruídos entre o emissor e e os receptores, que não são apenas receptores mas também transformam a mensagem ao fazer parte dela. A ação transformadora da arte seria mais efetiva se alcançasse um número maior de pessoas, que em maioria não sabem nem para que serve a arte.
Dancers and Flutists
Qualquer historiador pode se utilizar da arte para compreender a mentalidade das pessoas em sua respectiva época. Através da cultura e de variáveis como a economia, saúde e condições naturais, pode-se ver os reflexos da sociedade retratados na arte. Parte da função da arte é o registro, relatando de várias formas, e através de vários olhares, os acontecimentos ao seu redor. Mesmo atualmente os artistas nos mostram ideias e situações através de seu próprio ponto de vista, a obra é representada através da subjetividade do autor aumentando assim sua densidade informacional sobre questões que não permeiam o cotidiano de todos. Como é inerente do artista, ele nos mostra conceitos os quais ele julga importante compartilhar através da sua própria forma de representação. Os artistas expõe suas ideias mimeticamente.