Escala de voo
A execução escala de voos, juntamente com a coordenação de voos e o despacho operacional de voos são os principais departamentos que constituem o chamado centro de controle operacional de uma companhia aérea. Neste trabalho abordaremos a importância logística da execução de escala nas operações aéreas, e o impacto gerado pela mesma. Já que uma aeronave não pode decolar sem tripulação.
Descreveremos como é dividido o setor e quais a funções de cada cargo, de forma a deixar claro a necessidade de haver um setor exclusivamente voltado ao controle dos tripulantes de cada voo, visto que, por ser dinâmica, não se pode prever com precisão quando a aviação sofrerá intempéries, e, portanto deve-se estar sempre preparado para o pior.
2. A logística da escala de voos
A execução de escala de voos, departamento que funciona 24 horas por dia e emprega mais de 100 funcionários, tem como obrigação disponibilizar o número de tripulantes necessários para a realização dos voos, tendo que se adaptar com as mudanças que ocorrem diariamente na malha da empresa e seus atrasos, sempre se preocupando com a adequação da regulamentação da tripulação, e está subdividida em 3 grupos (atendentes; execução de escala e crew recovery). 2.1 Atendentes Responsáveis por atender ligações dos tripulantes, realizar ligações quando for necessário avisá-los de alguma alteração. Além disso, devem consultar avisos criados pela execução, para verificar se o tripulante ficou ciente da alteração em sua escala, e, caso não tenha ficado, prosseguirá com a ligação quando for conveniente, sempre respeitando os devidos descansos. Outra incumbência desta função é realizar bloqueios de assentos para os tripulantes, quando estes vão de extra à serviço em algum voo, ou seja, vão a trabalho, porém sem exercer função a bordo da aeronave. 2.2 Execução de escala
Este subdepartamento tem a função de fazer as alterações com base nas informações prestadas pelos atendentes e/ou bases