trabalhos
O que predominou por 60 anos neste período foi uma roupa simplista.
O rufo deixa de ser usado e passa a ser uma gola alta em 1610, mas por causa dos longos cabelos em 1620 ele se torna uma gola caída.
Na segunda metade do século , o Barroco passa a ser representado por roupas mais elaboradas e refinadas. Os vestidos tinham caudas e volumes que demostravam o poder aquisitivo aristocrático.
Neste período é só lembrar dos Três Mosqueteiros.
Luis XIV: O rei sol. Este Rei governou a França por um longo período. Conhecido por gostar do luxo e glamour.
Sapatos com salto alto, diamantes, champagne, alta costura, e a primeira escola de moda, foram algumas coisas que ele nos deixou! Ele produziu os melhores bailes de toda a França.
O traje masculino neste período eram de tecidos finos e bem elaborados. Também se tornou comum o uso de perucas, pois quando o Rei ficou careca começou a usar.
O traje feminino era composto pelo corpete decorado, saias mais curtas mostrando as anáguas decoradas por fitas. Mangas bufantes e gola caída compunham o vestido.
Os cabelos eram repartidos ao meio, com cachos nas laterais, e mais tarde os cachos eram na testa. Também era usado o fontage, um chapéu estruturado com arame com babados.
Aula 4 - Idade Moderna (2/3)
2. Barroco
Como continuidade do processo antropocêntrico advindo com o Renascimento, o século XVII chegou trazendo para a humanidade a Revolução Científica. A tentativa de conhecer os segredos da natureza fez do homem um grande observador e passou a sistematizar com muito rigor as suas experiências. Nomes como Bacon, Galileu, Newton e outros fizeram do século XVII um verdadeiro período de transformação intelectual.
Nas artes, da Itália partiu para o mundo o estilo Barroco que se expandiu por toda a Europa até meados do século XVIII. Nomes como Velázquez, Rubens, Rembrandt, Caravaggio entre outros difundiram um estilo que foi tão expressivo em seus efeitos de luz e sombra