A Fruta do farao
Cera de Abelha para conservação de frutas
Três garotos da escola Zenilda Gama em Apodi, cidade do estado Rio Grande do Norte, criaram um projeto com Cera de Abelha para conservação de frutos que pode revolucionar o mundo.
Francisco Jociel, Geracino e Huguemberg , são de família humilde, e viram no cotidiano a necessidade desta inovação.
Preocupados com o destino das frutas que seus pais produzem em pequenas propriedades e com a falta de chuva na região ( que pode durar anos) os três alunos do ensino médio descobriram na cera da abelha uma maneira de conservar as frutas. A fruta depois de coberta pela cera chega a durar 75 dias.
A ideia surgiu durante uma aula de história onde os alunos viram que os egípcios utilizavam a cera de abelha para conservar os corpos dos faraós, então pensaram em utilizar a cera para conservação dos alimentos e no final, a ideia deu certo.
O município de Apodi está localizado na microrregião da Chapada do Apodi, uma mesorregião do Oeste Potiguar e Polo Costa Branca. A cidade é uma grande produtora de mel, a produção passa dos 120 mil kg por ano, detalhe que torna totalmente viável o projeto “Fruta do Faraó” pois a cera de abelha, a matéria prima do invento é abundante.
O produto tem se mostrado muito eficaz, prolongando a vida útil das frutas após a colheita. Além de conservar a fruta, o produto conserva o peso da fruta, retarda sua oxidação, conserva os minerais, já comprovamos isso com uma nutricionista, a fruta ainda fica protegida da ação de bactérias e fungos devido à camada protetora da cera, que tem como um dos seus componentes básico o própoles, substancia que tem ação fungicida e antibactericida.
Após a preparação da fórmula do produto, mergulhamos a fruta dentro do produto e tiramos rapidamente e esperamos a cera se cristalizar, funciona mais ou menos assim.
Foram vários testes desde que resultados satisfatórios com o produto apareceram. Nos testes feitos, foi descoberto que a fruta com a