brincadeiras brasileiras
Introdução
Sabendo que o Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como prática pedagógica nas unidades escolares.
O Folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, advinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, trava-línguas, comidas tipicas e remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias e outros, que precisam ser conhecidos.
“Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou” (Xavier), é a maneira de agir, de pensar e de sentir, de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura.
O folclore não é apenas tradição passada, alem de tradição ele esta inserido fortemente no nosso presente. Por isso, é de grande relevância conhecê-lo.
Ele é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores.
Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua História.
Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965.
Justificativa
Na educação o folclore é um conteúdo a ser considerado nos propósitos e práticas educacionais, por representar um componente importante dentro da escola (LIMA, 2003). Pois este é o lugar onde se vive o saber popular e se transmite conhecimentos tradicionais, seja no desenvolvimento de um jogo, de uma dança, de uma técnica, de uma atitude, seja na definição de um dado comportamento.
Com as brincadeiras brasileiras, os professores do ensino fundamental pretendem aguçar os olhares e a curiosidade dos seus alunos sobre as histórias e jogos sobre o nosso país, propondo atividades de pesquisa e de elaboração,