A formação de leitores na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.
Rosália de Fátima Gonçalves Kirch
Prof. André Bazzanella
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (Ped: 3381) – Trabalho de Graduação
15/05/10
RESUMO
A formação de leitores na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental é um estudo sobre o universo familiar e escolar que objetive a formação de sujeitos leitores. A evolução histórica da literatura infantil é brevemente observada tanto no aspecto mundial como no aspecto local. A pesquisa estende-se pela primeira etapa da educação: A educação infantil, onde diversos teóricos expressam a importância do contato com a obra literária desde a mais tenra idade, possibilitando à criança uma maior compreensão de si e do outro; desenvolvendo seu potencial criativo; ampliando horizontes da cultura e do conhecimento. Destacamos a importância dos contos de fadas nesta fase da vida da criança, assumindo um papel de facilitador na resolução de problemas da vida real e agindo de forma decisiva na formação e no desenvolvimento do psiquismo humano. Salientamos o papel da escola e do professor, bem como as diferentes estratégias pedagógicas de incentivo à leitura; na qual destacamos a biblioteca escolar como espaço fundamental para a formação de leitores. E concluímos que quanto mais cedo uma criança for iniciada no universo literário, mais chances terá de tornar-se um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
Palavras-chave: Literatura infantil. Formação de leitores. Estratégias pedagógicas.
1 INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da humanidade o homem se fascina com histórias fantásticas, contos maravilhosos e os mais variados tipos de narrativas contadas de geração a geração.
Com o intuito de transmitir valores morais vigentes, surge no mundo a partir do século 17 a literatura infantil; consolidando-se no Brasil no final do século 19, também com intuito moral e cívico.
O presente estudo