Series iniciais
RESUMO
Este artigo foi elaborado na área da Educação, tendo como subárea a pedagogia, no qual foi enfocada a importância do trabalho de motivação da leitura nas séries iniciais e a na formação de leitores. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica com estudos aprofundados, consubstanciados em referencial literário existente. Na criança esta leitura através dos sentidos revela um prazer singular; esses primeiros contatos propiciam à criança a descoberta do trabalho, motivam-na para a concretização do ato de ler o texto escrito. A escola torna-se fator fundamental na aquisição do hábito da leitura e formação do leitor, pois mesmo com suas limitações, ela é o espaço destinado ao aprendizado da leitura. Essas leituras, guiadas por diferentes objetivos, produzem efeitos diferentes, que modificam a ação do leitor diante do texto. Entende-se que a leitura é um dos caminhos de inserção no mundo e da satisfação de necessidades do ser humano. Neste artigo percebeu-se como importância trabalhar a discussão sobre a "Leitura do professor, leitura do aluno: processos de formação continuada" sendo de forma concomitantemente de duas vertentes de atuação: práticas educativas que promovessem a formação do aluno leitor e práticas de formação que propiciassem reflexões sobre a condição do professor leitor.
1. INTRODUÇÃO
No momento atual, a tônica no ensino de língua está no texto. Mas muitas pessoas ainda desconhecem os estudos que têm sido feitos nas áreas da psicolingüística e da lingüística textual ou conhecem, porém não tem ainda muito claro como colocá-los em prática em sala de aula.
Mediante a isso, procura-se neste estudo reunir, na sua fundamentação, questões teóricas de diversas fontes sobre leitura e escritura de textos, bem como sobre outras questões relativas à textualidade, gêneros textuais, motivação e letramento que julgo serem necessárias para poder dá consistência a essa reflexão pedagógica.