A formação continuada do professor universitário
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
CUIABÁ – MT
2010
SIMONE MOURA CAPELASSO
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Dossiê apresentado como exigência para obtenção do título de especialista em Didática do Ensino Superior da UNIC-Universidade de Cuiabá, sob a orientação da Professora Msc. Maria do Socorro de Góis.
CUIABÁ – MT
2010
AGRADECIMENTOS
Agradeço sinceramente a todos que me apoiaram durante a elaboração deste trabalho, em especial à minha filha pela compreensão aos meus momentos de ausência. Agradecimentos especiais a Professora Msc Maria do Socorro de Góis pela orientação e à UNIC Universidade de Cuiabá pelo suporte para a elaboração deste Dossiê. RESUMO
Devido às transformações mundiais ocorridas nos últimos anos, de natureza principalmente científica, tecnológica, social e econômica as Universidades tem sido chamadas a acompanhar essas evoluções através de constantes atualizações de seus educadores. Os docentes são chamados a acompanhar o desenvolvimento da sua área, que de acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96 artigo 52 inciso II propõe-se que 1/3 do corpo docente esteja pelo menos com titulação acadêmica de mestrado e doutorado. A formação continuada dos docentes universitários proporciona novos conhecimentos e deve ser pensada como uma melhoria da qualidade do ensino universitário, formando profissionais competentes e críticos. Este dossiê procurou fazer uma reflexão sobre a Formação Continuada do Professor Universitário, visando a qualidade do ensino superior.
Palavras-chave: Qualidade de ensino, Docentes, Formação Continuada.
SUMÁRIO