Resenha Crítica do artigo “A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais” publicado pela revista Educar, Curitiba, n. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010. Editora UFPR.
Pós-Graduação em Perícia e Auditoria Ambiental
Disciplina: Didática do Ensino Superior
Resenha Crítica do artigo “A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais” publicado pela revista Educar, Curitiba, n. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010. Editora UFPR.
Dupla:
Emmelyne Luz
Rebeca Santiago
Prof.ª: Rosangela Nieto
Recife, 17 de janeiro de 2015
Índice
1 Introdução 3
2 Resumo / Resenha Critica 3
3 Referência Bibliográfica 9
1 Introdução
A nossa resenha crítica é sobre o artigo “A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais” escrito por Nelson De Luca Pretto – Doutor em Comunicação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. – e Nicia Cristina Rocha Riccio – Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Bahia. –
Publicado pela revista Educar, Curitiba, n. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010. Editora UFPR.
2 Resumo / Resenha Critica
O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação à distância no país. O artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias.
A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.
Ao tratarmos da temática da formação continuada de