A Forma O Do Relevo E Os Tipos Existentes
Nome: Isabela Dantas nº12 1ºB
Mairinque-Sp
Formação do relevo
O Relevo pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo origina-se e transforma-se sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos (endógenos) e externos (exógenos);
Corresponde ao conjunto de formações apresentadas pela litosfera. Essas formas são definidas pela estrutura geológica combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra; é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas, o qual resulta da ação de forças endógenas, internas, e exógenas, externas.
Tectonismo/Diastrofismo
O tectonismo, também chamado de diastrofismo (distorção), resulta de ações internas do planeta e pode se apresentar de duas maneiras: a epirogênese – quando as forças do interior da Terra são verticais, com ocorrência em áreas estáveis da crosta – e a orogênese – quando essas forças são horizontais, ocorrendo em áreas instáveis da crosta. As áreas estáveis são as que possuem estrutura geológica antiga, portanto, apresentam maior resistência às pressões. As instáveis são as que apresentam maior juventude geológica e maior fragilidade às tensões.
A epirogênese é responsável pela elevação ou rebaixamento de grandes massas da crosta, sem a ocorrência de deformações nas rochas. O soerguimento e o abatimento das áreas continentais pode mexer com o equilíbrio entre massas terrestres e oceânicas, provocando transgressões marinhas – quando o mar invade o continente – ou regressões – quando o mar recua em relação ao continente. Em outras palavras: a epirogênese, apesar de muito lenta, pode mudar a posição dos oceanos e mares em relação às massas continentais.
A orogênese é responsável pelas deformações provocadas em grandes blocos de rochas pelo movimento das placas tectônicas. Essas forças horizontais fazem surgir os