Relevo Brasileiro
O relevo do Brasil é predominantemente plano. As maiores elevações (de até 3.000 m) são encontradas nas regiões Sul e Sudeste do país, na Serra da Mantiqueira e nas cadeias montanhosas da região litorânea (Mata Atlântica).
Mas o que é Relevo
Muito se estuda sobre o relevo dos continentes e países, mas afinal, o que é relevo? Relevo é a diferença entre as elevações máxima e mínima em uma área. Um mapa de relevo mostra a topografia da área. Basicamente o relevo representa as variações na elevação de uma área de superfície da terra. Mapa do Relevo do Brasil
O mapa de relevo do Brasil é uma representação do terreno brasileiro mostrando as variações de elevação presentes no território. Ao representar o terreno, a dimensão da elevação é normalmente aumentada proporcionalmente, o que facilita o reconhecimento visual das características do terreno nacional.
Mapa do Relevo do Brasil
Relevo do Brasil
Veja abaixo o mapa com a representação do relevo do Brasil:
Relevo do Brasil
Os fatores internos e externos relativos ao Relevo do Brasil
No Brasil, o tectonismo – pressão do magma em direção à crosta – ocorreu em eras geológicas remotas. Devido à predominância de formações geológicas antigas, admite-se que as manifestações tectónicas sejam muito raras sob o território do nosso país.
Abalos sísmicos, que eventualmente ocorrem em alguns pontos do litoral brasileiro, são atribuídos à pressão exercida pela expansão da cordilheira submarina denominada Dorsal Meso-Atlântica.
Com relação à estrutura geológica, o território brasileiro apresenta-se dividido entre os escudos cristalinos (rochas metamórficas e magmáticas), que datam do Pré-Cambriano e correspondem a 36% do território brasileiro, e as bacias sedimentares, que sustentam 64% das formas de relevo do país.
O