relevo brasileiro
1.titulo........................................................................................
2. introdução..............................................................................
3.Desenvolvimento....................................................................
4.considerações finais..............................................................
5.Referencias bibliográficas.....................................................
Tema: As Classificações das formas do relevo brasileiro.
2 - introdução:
DEFINIÇÕES DO RELEVO: Planalto. Planície e Depressão.
PLANALTO: Área de altitude elevada, onde os processos erosivos superam os de sedimentação, podendo ter uma topografia acidentada ou relativamente plana.
PLANÍCIE: Região onde os processos de deposição superam os erosivos. Geralmente as planícies se situam em baixas altitudes, mas também podem ser encontradas em áreas planálticas; exemplo disso são as planícies fluviais.
DEPRESSÃO: Áreas aonde os processos erosivos são mais intensos que os de deposição. No Brasil, as depressões são relativas e localizadas em áreas entre planaltos.
CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO, Aroldo de Azevedo. Aziz Ab`Saber e Jurandyr Ross.
Classificação de AROLDO DE AZEVEDO: É a mais antiga utilizada, dividindo o Brasil em dois planaltos e três planícies. O principal critério para essa classificação foi a altimetria. Planícies todas as áreas inferiores a 200 metros de altitude Planaltos as áreas com elevações superiores a 200 metros.
Classificação de AZIZ AB´SÁBER: Os planaltos deixam de ser classificado apenas pelo critério de altitude e passaram a ser vistos como elementos onde ocorrem processos erosivos em maior proporção que os processos de