Relevo Brasileiro
Curso
Nome
Relevo Brasileiro - Tema
Cidade
Ano
Nome
Relevo Brasileiro
Pesquisa apresentada ao 2° Ano do Ensino Médio, disciplina de Geografia, para compensação de Ausência sob coordenação e orientação da Profº Nome.
Cidade
2013
RESUMO
Informações sobre o relevo do Brasil, classificação, unidade de relevo no Brasil, influência no clima, geografia física, montanhas, escarpas, falhas, dobras, depressões, planícies e planaltos, pontos culminantes do Brasil, erosão, mapa do Brasil Físico.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
O território brasileiro pode ser dividido em grandes unidades e classificado a partir de diversos critérios. Uma das primeiras classificações do relevo brasileiro identificou oito unidades e foi elaborada na década de 1940 pelo geógrafo Aroldo de Azevedo. No ano de 1958, essa classificação tradicional foi substituída pela tipologia do geógrafo Aziz Ab´Sáber, que acrescentou duas novas unidades de relevo.
Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta formas variadas.
Ao conjunto de formas variadas da superfície da Terra damos o nome de relevo. Podemos afirmar que o relevo é o modelado da superfície terrestre. Por quê?
Porque ele é constituído de áreas mais altas, áreas mais baixas, terras planas, terras acidentadas, que modelam, isto é, dão forma à paisagem da superfície terrestre.
2.Agentes de transformação do relevo.
Agentes internos: O movimento das placas tectônicas é o grande responsável pelos fenômenos que ocorrem no interior da Terra: os terremotos, as erupções vulcânicas e os dobramentos. Desses três importantes fenômenos naturais resultam algumas formas de relevo do nosso planeta. Como resultado do erguimento e do dobramento dos terrenos (no contato entre as