Jogos educativos
Os jogos educativos se bem objetivados e estruturados podem funcionar como um fator motivacional para a aprendizagem de qualquer área do saber, de conteúdos e competências, assim ajudando os alunos a se interessarem pelo conteúdo vivenciando-os de maneira lúdica e ajudando os professores de sala a não caírem na rotina, isso proporciona o dinamismo, ainda mais nesta fase escolar, onde o tempo de atenção das crianças ainda é tão limitado e as descobertas e tensões estão à todo vapor pela quebra da educação infantil e o começo da pré adolescência.
Com isso o tema deste trabalho é a utilização dos jogos como ferramenta para educação, incentivando os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental I a vivenciar com prazer os conteúdos curriculares de sala de aula.
O objetivo deste trabalho foi apontar a necessidade de atividades educativas lúdicas, voltadas para as características da faixa etária e que estimulassem as crianças a terem sentimentos positivos em relação ao processo ensino aprendizagem.
As hipóteses deste trabalho é encontrar um modo de estimular as crianças com maior dificuldade a se interessarem durante o processo ensino aprendizagem, é buscar métodos que motivem a participação mais ativa nos conteúdos curriculares e como tornar a escola um ambiente mais agradável, onde vivenciamos experiências em grupo que utilizaremos para o resto de nossas vidas.
Numa época em que as crianças de escolas particulares estão cada vez mais sedentárias, quase não brincam na rua, passam a tarde inteira em frente do vídeo game ou computador, devíamos incentivar mais nossos alunos a vivenciarem novas experiências.
Espero neste trabalho encontrar teorias que respondam ou complementam as minhas hipóteses sobre a qualidade de se trabalhar educação de forma lúdica e prazerosa, sobre métodos que tornem o processo ensino aprendizagem uma experiência que dará suporte aos educandos para a toda a vida, não somente com conteúdos, mas também com competências.
Será