Relevo e solo
Santo Antonio do Leste - MT
Junho/2013
Escola Estadual Vanderlei Cecatto
Docente: Katyane.
Discente:Bruna, Joviano, Julie, Maria Paula, Nayara e Renata Santos.
Série:1° ano “A”.
Tema:
Disciplina:Geografia.
Data: 06/06/2013
Santo Antonio do Leste - MT
Junho/2013
Existem vários tipos de formas na crosta terrestre. Elas são conseqüências de ações na superfície terrestre e muda com o desgaste das áreas mais elevadas e com a deposição de materiais nas superfícies deprimidas. Ações internas como o terremoto e o vulcanismo também alteram o relevo. Os seres vivos mudam o terreno escavando-o, degradando-o, ou fornecendo matéria orgânica. Eles também necessitam do relevo, que é importante no plantio de certos produtos para os agricultores e, conseqüentemente, para toda a sociedade. Cidades litorâneas e turísticas dependem muito do relevo.
Assim como a crosta terrestre sofre alterações, tendo de se adaptar às mudanças dos seres vivos, o ser humano tem que se adaptar a Terra e conviver com ela, por isso é importante conhecer o relevo. Mais detalhes no desenvolvimento do trabalho.
O Relevo
Conceito de Relevo
Relevo – “é o conjunto de formas presentes na superfície sólida do planeta”. Resulta da estrutura geológica (fatores internos) e dos processos geomórficos (fatores externos). O primeiro forma a estrutura do relevo e o segundo esculpe as formas.
O relevo terrestre e submarino se desenha através da ação de vários fatores internos e externos. Dependendo da força da ação, formam-se vários tipos de relevo, alguns mais altos, como planaltos e montanhas, e outros mais baixos, como é o caso de planícies e depressões. Os seres vivos também ajudam a esculpir o relevo e, ao mesmo tempo, dependem dele.
Os agentes externos ou exógenos correspondem ao conjunto dos processos erosivos, relacionados à atmosfera e, portanto, aos diversos tipos climáticos do globo, às características morfológicas e aos tipos de rochas. O ser humano, por meio de suas