A estrutura geol gica Relevo e Solo
Blog: http://geoschaffer.blogspot.com
1- Introdução:
A Terra surgiu a aproximadamente 4,5 bilhões de anos, resultando da agregação de poeira cósmica e do bombeamento de material rochoso atraído pela força gravitacional, trata-se da tese mais atual sobre a formação do universo, conhecida como Teoria da Agregação.
Ao observarmos as paisagens, percebemos que são constituídas por uma diversidade de elementos naturais e humanizados. Um dos aspectos que podemos notar numa paisagem são as diferentes formas da superfície terrestre, ou seja, o relevo. Sabemos que o processo formador do relevo são variados e que estes ocorrem ao longo de milhões de anos, logo iremos identificar, compreender e analisar e reconhecer as características geológicas, as formas da superfície terrestre e como a sociedade se relaciona com isso.
1.1- Eras Geológicas
O nosso planeta passou por diversas transformações, em termos geológicos e biológicos, essas transformações são estudadas a partir da disposição das camadas rochosas e dos fósseis nela encontrada.
Essas camadas representam registros dos acontecimentos passados e permitem compreender a evolução do nosso planeta.
Enquanto a vida se transformou e se desenvolveu, a crosta terrestre também se modificou. O primeiro grande bloco continental formado foi a PANGEIA, envolvido por um único e extenso oceano, o PANTALASSA. A
PANGEIA se dividiu em LAURÁSIA e GONDWANA, que posteriormente também se fragmentou e deu origem aos atuais continentes (América, Europa, Ásia, África e Oceania.)
A Geologia é a ciência responsável pelo estudo da origem, formação e transformações da Terra, a partir disso a geologia divide a história da Terra em ERAS GEOLÓGICAS, que correspondem a grandes intervalos de tempo divididos em períodos, que são subdivididos em épocas e idades. Essas subdivisões marcam as alterações ocorridas na evolução do planeta.
Essa divisão segmenta a história de nosso planeta em quatro