geografia genese
A interação entre estes dois fatores torna-se muito importante, devido ao fato que em locais onde os litotipos (geologia) são mais resistentes o relevo tende a ser mais preservado em virtude das limitações impostas por estes aos agentes modeladores.
Para exemplificar, na figura abaixo, a drenagem se instalou sobre uma grande descontinuidade estrutural existente nas rochas do local, predeterminando a via de percolação de água, que é um agente catalisador nos processos de erosão e deposição de sedimentos.
De maneira simplificada pode-se dizer que descontinuidades estruturais no substrato geológico provocam irregularidades que podem ser visualizadas na paisagem. Estas descontinuidades estruturais são comumente conhecidas por falhas, fraturas e juntas, relacionando-se com a movimentação horizontal ou vertical de blocos. Entretanto, o tipo e o grau de movimentação varia de estrutura para estrutura.
Apesar de existirem vários tipos e subtipos de falhas, as principais são Falhas transcorrentes, Falhas inversas e Falhas normais. Quando esta movimentação associada a algum tipo de falha é abrupta causa quebras e abatimento de blocos. Na paisagem, as mais facilmente observadas são principalmente as de tipo normal, pois apresentam mergulhos em torno de 60º. a ciência que estuda a gênese e a evolução das formas de relevo sobre a superfície da Terra, onde estas formas são resultantes dos processos atuais e pretéritos ocorridos nos litotipos existentes. Os processos ou fatores que definem esta evolução podem ser exógenos ou modeladores (climas antigos e atuais, vegetação e