A forma divisionalizada
Essa arranjo estrutural leva a descentralização pronunciada do escritório central. Entretanto a descentralização exigida para a forma divisionalizada é altamente circunscrita – não necessariamente mais do que a delegação de alguns gerentes do escritório central a outros gerentes que dirigem as divisões. A forma divisionalizada requer a descentralização da variedade vertical limitada paralela.
Portanto alguma forma de controle ou coordenação é exigida entre os escritório central e as divisões. Isto é, o escritório central permite ampla autonomia para que as divisões tomem suas próprias decisões, porém monitora os resultados dessas decisões. O principal mecanismo de coordenação na forma divisionalizada é a padronização dos outputs e um parâmetro chave de design é o sistema de controle de desempenho.
1. INTRODUÇÃO
O pensamento administrativo evoluiu para atender às necessidades da organização no competitivo mundo capitalista em que vivemos atualmente. A mudança da produção em massa para a produção enxuta leva as organizações a repensarem sua forma de administração para continuar competindo neste mercado dinâmico e mutável. Um ambiente competitivo dinâmico e complexo, onde a necessidade de inovação é fator determinante para o sucesso das organizações, exige que as pessoas estejam cada vez mais envolvidas em processos decisórios associados às estratégias empresariais.
Os gerentes da linha