As Estruturas Organizacionais E Os Sistemas De Informa O
É a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos; Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
Estrutura organizacional
Formal: deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
Informal: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem; representa relações que usualmente não aparecem no organograma.
Tipos de estrutura organizacional
Funcional - A estrutura funcional é a clássica estrutura organizacional que utiliza a função como maneira de dividir áreas de responsabilidade e autoridade. É a estrutura típica em que a maioria das empresas se organiza. Segue naturalmente (na medida em que forma segue função) as especialidades do negócio ou as qualidades de seus fundadores. Em organizações desse tipo, os sistemas de informação são construídos com uma forte base funcional, servindo com prioridade a seu ambiente e apoiando principalmente um fluxo vertical na troca de informações. Claro que existem fluxos inter-funcionais e que recebem e enviam informações a outras estruturas funcionais, mas o centro do tratamento da informação é de competência da função. Na verdade os fluxos inter-funcionais são os que apresentam desafios para o arquiteto do sistema de informação. A Figura ilustra esse tipo de estrutura. Exemplos para uma organização fabril são as diretorias de: marketing, produção, financeira, comercial e recursos humanos. Ou seja, nesse caso a estrutura organizacional se baseia na compartimentalização das tarefas.
Divisionalizada - A estrutura divisionalizada é a estrutura organizacional que replica a estrutura funcional em mais de uma divisão da organização. Nesse caso, uma organização muito grande pode estruturar em divisões. Podem existir vários níveis de divisão, o que, claro,