ADM FAE
No conceiro de Gareth Morgan, a metáfora de um organismo tentando se adaptar e sobreviver num ambiente de mudança, oferece para os administradores, uma perspectiva de como ajudar suas organizações a fluirem com as mudanças.
As organizações são sistemas vivos, que existem em ambientes amplos e que dependem da satisfação de várias necessidades. E quando se examina o mundo organizacional, pode-se identificar que certar organizações se "adaptam" melhor a determinadas condições ambientais do que outras.
A teoria da organização começoi com a biologia desenvolvendo a idéia de que os empregados sao indivíduos com necessidades complexas, nessecidades que precisam ser satisfeitas, para que tenham uma vida saudável e para que atuem com eficiência no ambiente de trabalho.
Pois, todos nós sabemos que, um empregado trabalha com muito mais qualidade quando ele está motivado, e que esse processo de motivação depende de que suas satisfações com suas necessidades pessoais sejam alcançadas.
Porém essa tecnica de estimular as pessoas a se bubmeter aos requisitos da máquina organizacional se reduzia a um problema de "pagar o salário adequado ao trabalho". A administração era vista basicamente como um processo de controlar e dirigir empregados em seu trabalho.
Se aprofundando mais nos estudos dos conteudos das necessidades sociais e psicológicas, a pesquisa feita em Hawthorne, nos anos 20 e 30, de Elton Mayo, visava a relação de trabalho e a incidência de tédio entre empregados e suas atitudes e preocupações. Esses estudos são famosos por identificar a importância das necessidades sociais no ambiente de trabalho. E a teoria de Abraham Maslows de que os seres huamnos são motivados por uma hierarquia de necessidades que vão do fisiológico ao social e ao psicológico. Como por exemplo, a idéia de fazer os empregados se sentir-se mais úteis e importantes, dando-lhe trabalhos mais siginificativos e autonomia, responsabilidade