A Filosofia N O Se Prop E A D Respostas Prontas
Por que nos atraímos pelo belo? Por que buscamos a beleza? Por que o belo nos causa prazer? a reflexão sobre a arte, a estética e o belo sempre estiveram presentes na filosofia, são temas recorrentes na obra de vários filósofos e hoje mais do que nunca despertam a curiosidade dos leitores devido á grande valorização da beleza nos dias atuais. Conceituar o belo não é tarefa fácil, mas é possível fazer uma investigação filosófica sobre o mesmo, Sócrates (469-399 a.C) afirma que "Toda beleza é difícil", o que se sabe de fato é que o belo desperta diversos sentimentos e sensações.
O significado da beleza e a natureza da arte têm sido objeto da reflexão de numerosos autores desde as origens do pensamento filosófico, mas somente a partir do século XVIII, com a obra de Kant, a estética começou a configurar-se como disciplina filosófica independente.
Ciência da criação artística, do belo, ou filosofia da arte, a estética tem como temas principais a gênese da criação artística e da obra poética, a análise da linguagem artística, a conceituação dos valores estéticos, as relações entre forma e conteúdo, a função da arte na vida humana e a influência da técnica na expressão artística. Os primeiros teóricos da estética foram os gregos, mas como "ciência do belo" a palavra aparece pela primeira vez no título da obra do filósofo alemão Alexander Gottlieb Baumgarten, Æesthetica (1750-1758). A partir dessa obra, o conceito de estética restringiu-se progressivamente até chegar a referir-se à reflexão e à pesquisa sobre os problemas da criação e da percepção estética.