Psicologia resumo liderança
TEORIA DA LIDERANÇA SITUACIONAL Essa teoria foca nos seguidores. Para a liderança ser bem sucedida, ela deve ter escolhido o estilo de liderança correto, depende do nível de prontidão dos seguidores. Seguidor incapaz ou desmotivado, o líder precisa dar orientações claras e especificas; incapaz e motivado, o líder oferecer orientação na execução; capaz e desmotivado, o líder precisa apoiar e participar; capaz e motivado, o líder não precisa fazer muita coisa. Essa teoria reconhece a importância dos seguidores e diz que os líderes podem compensar suas limitações de habilidade e motivação. Apesar da popularidade dessa teoria, devemos ter cautela em sua aplicação, já que resultados dessas pesquisas têm sido decepcionantes.
TEORIA DO CAMINHO-META A função do líder é ajudar os subordinados a alcançarem suas metas, fornecendo informação, apoio e outros recursos necessários. Um líder deverá ser diretivo ou apoiador, dependendo da análise. Ela prevê que, a liderança diretiva leva a uma maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são estruturadas e planejadas; a liderança apoiadora leva a um melhor desempenho e satisfação quando os funcionários realizam tarefas estruturadas; a liderança diretiva pode ser percebida como redundante por funcionários com elevada capacidade ou experiência. Uma revisão de vários estudos sugere um apoio misto a essa teoria, outros pesquisadores dizem que os testes adequados ainda não foram feitos. Ainda não foi decidida a validade dessa teoria.
MODELO DE PARTICIPAÇÃO E LIDERANÇA O modo como o líder toma decisões é tão importante quanto o que ele decide. O comportamento do líder deve se ajustar à estrutura da tarefa. Teoria que oferece uma sequência de regras que devem ser seguidas para a determinação da forma e do volume de participação dos liderados no processo decisório de acordo com situações diferentes. As críticas têm focado as variáveis omitidas e a complexidade geral do