A Filosofia e a Sociedade
O Texto Se Refere a Filosofia e a Sociedade Contemporânea que através de seus ilustres nos ensina a pensarmos diferente e como devemos nos comportar.
E Na Parte II Thomas Hobbes nos coloca numa posição de subalternos e, ao mesmo tempo, em constante disputa e conflito com o próximo. E Também ira falar sobre a relação sore a filosofia e a sociedade e o que filosofia nos ajuda na sociedade.
4
A Filosofia e a Sociedade Contemporânea
A Filosofia, através de seus ilustres pensadores nos fornece meios e mecanismos para pensarmos no que somos como vivemos e como devemos nos comportar para vivermos em sociedade. O que foi pensado há séculos nos dá subsídios para pensarmos sobre o nosso papel e função social, como devemos agir para conseguirmos alcançar determinados objetivos, seja ele para o bem ou para o mal, de acordo com as suas convicções e concepções sobre o bem e o mal.
Serve-nos também para que possamos escolher entre este ou aquele modelo de sociedade, se deveram repetir alguns erros cometidos pela sociedade há séculos ou se devemos inovar, criar novas formas de relações sociais, e isto surge a partir do momento em que comparamos os modelos anteriores com os da contemporaneidade que, em alguns casos, continua a mesma coisa, porém com uma nova roupagem, uma nova nomenclatura.
Mas não podemos deixar de destacar que, esta mesma sociedade, através de diversos processos transformações culturais, políticos e sociais contribuiu para uma nova forma de viver em sociedade com respeito, liberdade individual e todos os ônus e bônus que esta liberdade nos proporciona.
Na atualidade, seria inconcebível apoiar o modelo de governo sugerido por Maquiavel, o qual entende que este deve ser conquistado pela imposição, pelo crime, pelo descumprimento das regras. Estas experiências trouxeram muita dor às diversas gerações, tanto no Brasil como em boa parte da América Latina, marcada por