Filosofia para decifrar a sociedade
A filosofia é, de certa forma, um estudo indispensável para a sociedade. O termo filosofia existe há muito tempo e desde então seus conceitos contribuíram para a mudanças das pessoas e de algumas épocas, sendo de grande importância para a humanidade.
Grande parte da população nos dias de hoje, denominam a filosofia como sendo uma coisa de louco, onde só os loucos entendem-na perfeitamente, estando muito enganados, a filosofia foi, é e sempre será, um estudo indispensável, uma vez que significa o estudo do saber.
Através dos grandes pensadores da filosofia, podemos pensar em questões que muitas vezes não são tão questionadas , mas que com a filosofia temos o suporte para acharmos as respostas, como por exemplo: quem somos, como agir para alcançarmos determinados objetivos, o que foi pensado no passado para analisarmos nossa função social no dia de hoje e entre outras.
Podemos dizer que a filosofia tem principal papel na educação, já que essa relação existe desde a Grécia antiga.
Os gregos acreditavam que a educação era o caminho necessário para a evolução da comunidade na qual buscavam uma cultura ideal, onde esse caminho era o que levava ao conhecimento.
A filosofia como modo de decifrar a sociedade se encaixa no valor de cada individuo, os valores humanos são estudados quando citamos filosofia.
Decifrar a sociedade, não é algo fácil, ainda mais no mundo em que vivemos, porém, com a filosofia, tenta-se mostrar ao próximo, uma maneira de enxergar o mundo de uma forma melhor, onde os direitos e valores de todos sejam respeitados.
Nos dias de hoje, os indivíduos não questionam e nem refletem sobre sua realidade, coisa que ao estudarmos ou pelo menos terem um pouco de noção de filosofia, poderiam modificar esses pensamentos.
Com a filosofia, ao tentar decifrar a sociedade, pode-se contribuir para que a educação seja pensada, refletida e analisada, fazendo com que haja um certo interesse para interpretar os problemas do cotidiano e