papel da filosofia na sociedade
A palavra Filosofia tem origem grega e significa “amor à sabedoria” (filo – amor/ sofia – sabedoria ). Portanto, trata-se de amar o pensar, o questionar. Filosofar é o ato da curiosidade, de não conformar-se com o que lhe é imposto e ter como primazia a verdade, em sua forma mais límpida.
O papel social da Filosofia é quebrar barreiras, para que todo e qualquer indivíduo, alcance um estado pleno de satisfação, através de seu esforço, sua persistência. Pois, sua finalidade é findar conceitos existentes, “iluminando” o homem nessa busca e, consequentemente, lhe permitir uma mudança de visão e, principalmente, comportamento em relação ao meio em que vive.
Explique o que se entende por intuição e conhecimento discursivo.
Conhecimento é a busca pela realidade, através de informações adquiridas e assimiladas voluntária e/ou involuntariamente. Há duas formas de se conhecer: a intuição, que trata-se de uma visão súbita, imediata. Sendo ponto de partida do conhecimento do ser humano que integra uma sociedade. Podendo ser sensível, quando se adquire novos saberes através dos órgãos dos sentidos; inventiva, quando tal descoberta é repentina, ou intelectual, quando se busca o aprimoramento, a essência da questão. A outra forma é o conhecimento discursivo, que é a sobreposição da razão às informações que recebemos intuitivamente, classificando-as como conceitos e, deste modo, envolvendo o julgamento e encadeamento de juízos que almejem uma conclusão, mantendo um equilíbrio entre intuição e razão.
As ciências humanas apresentam, segundo muitos teóricos, uma série de dificuldades em seu estatuto de cientificidade. Desenvolva um comentário sobre esse tema, mostrando entre outras coisas as objeções feitas a essas ciências.
Mais do que uma mera expressão conceitual das mais variadas visões de mundo, a Filosofia vai além de seu caráter ideológico, trazendo também