tenha discernimento e evite seguir irrealidades
3 É lógico que o Deus da verdade quer que suas criaturas humanas andem na verdade. Como se deve fazer isso? Por se obter conhecimento exato de quem é Deus e de quais são os seus propósitos, aprendendo-se então o que ele quer que se faça e fazendo-o. (João 17:3; 1 João 2:3, 4) Significa realmente que o andar na verdade se torna um modo de vida, “O Caminho”, como a Bíblia o expressa. — Atos 9:2.
4 Um motivo pelo qual Deus quer que os homens andem na verdade é que dá glória e alegria ao Criador quando sua criação humana reflete Suas excelentes qualidades. (Veja Gênesis 1:26, 27; Provérbios 23:24, 25.) Outro motivo é que, visto que Deus fez o homem, sabe o que é melhor para ele. Portanto, os que seguem suas instruções obtêm os maiores benefícios e até mesmo benefícios eternos para si mesmos e para outros. (Isa. 48:17) Um motivo adicional é que, por andarem na verdade, os homens podem ter o privilégio de se associar com o povo que Deus usa para informar os que buscam a verdade sobre Seus propósitos. É como os tempos bíblicos, sobre os quais Amós escreveu: “O Soberano Senhor Jeová não fará coisa alguma sem ter revelado seu assunto confidencial aos seus servos, os profetas.” — Amós 3:7.
5 Há ainda outro motivo vital para se andar na verdade. Quem anda assim torna público que apóia a legitimidade do domínio universal de Jeová. Esta fora desafiada pela criatura espiritual que se tornou rebelde, Satanás, o Diabo. (Gên. 3:1-4; Rev. 12:9) Esse desafio incluía o escárnio de que Deus não podia produzir pessoas que se mantivessem leais a ele e às suas verdades. (Jó 1:6-12) Portanto, manter-se alguém firme a favor da verdade, sob qualquer pressão, mostra que há pessoas de integridade, que não transigem no que é direito. (Pro. 27:11) Por outro lado, quem não anda na verdade faz muito mais do que apenas andar no erro. Quer intencionalmente, quer sem intenção, deixa-se enfileirar ao lado de Satanás, o “pai da mentira”, “o deus deste sistema de coisas”, que “tem