A educação na perspectiva de Gramsci
1. Introdução De acordo com o as leituras realizadas do capitulo 3 da apostila de Filosofia da Educação e dos vídeos disponibilizados na plataforma Moodle, que relatam a respeito das implicações específicas da teoria Gramsciana para educação no contexto brasileiro, constata-se que no pensamento de Gramsci há uma particular preocupação com a questão educacional. Sua dimensão de análise está centrada sobre a função política e, portanto, filosófica e histórica da Educação, vendo a escola como um dos aparelhos de hegemonia privilegiada na organização de uma nova cultura. Para ele, discutir a escola numa formação social capitalista é discutir a hegemonia.
2. Filosofia de Gramsci
Gramsci trabalha com categorias de pensamento para fazer crítica à burguesia, como por exemplo, folclore, senso comum, religião, bom senso, "filosofia da práxis". Ele trouxe grande contribuição para o processo revolucionário com sua batalha pela construção de uma nova mentalidade, de uma nova educação, de uma nova cultura e de um novo homem.
No projeto filosófico de Gramsci o que está em pauta é a emancipação social de toda a humanidade, tornar consenso esta ideia hegemônica da humanidade, assegurando a todas as pessoas um maior índice de humanização. Gramsci foi sensibilizado para a dimensão subjetiva da ação social subjacente nas categorias teóricas de Marx e, portanto, não foi tentado a reduzir a sua análise do capitalismo apenas à política econômica. 3. Educação e Gramsci A abordagem que Gramsci faz da política educativa está encalçada na sua abordagem ao desenvolvimento da filosofia da práxis. Segundo Gramsci, a política educativa esteve sempre relacionada com a noção de desenvolvimento da consciência de classe, e isto, por sua vez, estava relacionado com a superação do senso comum. A ação humana é considerada práxis, porque é uma prática que é pensada e refletida, não é mecânica e instintiva, mas um agir que ocorre em função de um