O papel da Filosofia e sua utilidade na sociedade
Dátero Luiz Lorenz
O papel da Filosofia e sua “utilidade” na sociedade atual.
Como fazer qualquer menção a Filosofia, sem antes descobrir o significado da palavra Filosofia? A sua derivação vem do grego “Philosofia” e é resultado da junção de 2 palavras: “Philo” que por sua vez deriva de “Philia” que significa amizade, amor fraterno, e “Sophia” que quer dizer sabedoria.
Seria filosofia então, o “amor pela sabedoria”!
E esta, com toda certeza, tirando as ciências exatas, é a mais importante disciplina a ser estudada na atualidade, pois qual a “moeda” de troca do nosso século, senão o “conhecimento”, a “sabedoria”?
Mas “conhecimento” e “sabedoria” sem nenhum rigor filosófico, sem nenhuma moralidade, servem somente aos déspotas, aos usurpadores de idéias e conceitos, aos pobres de espírito.
Nós, você, eu e toda a sociedade, necessitamos ter em nossa raiz, conceitos básicos de filosofia, como o de levantar duvidas sobre todos as respostas finitas e verdadeiras e sugerir possibilidades que ampliem nosso pensamento, nos libertando da tirania do habito!
Além disso, a necessidade de conhecimentos filosóficos torna-se premente nos dias atuais, pois quais os valores morais que regem a nossa sociedade?
O dinheiro acima de tudo?
O conhecimento como poder para subjugar as minorias?
A necessidade de status e reconhecimento social para “ser” alguém?
Os jovens e adolescentes, tem em suas “redes sociais” padrões de filosofia que são “distorções” do que se entende por pensamento filosófico. São tantos filósofos de plantão que tentam entender e responder a questões sociais por meio de postagens e reprodução textual de idéias, que em sua essência, elas (redes sociais) acabam sendo formadoras de caráter, e ate de princípio:
Você só é parte da “turma” se fizer postagens legais!
Você é “aceito” se fizer parte de alguma rede social compartilhar!
Não que o compartilhamento seja errôneo e sim o que