Trabalho Escrito De Etica
Filósofo e historiador inglês, nasceu em 7 de maio de 1711 em Edimburdo, na Escócia, e faleceu em 25 de agosto de !776, possuindo como obras o Tratado da Natureza Humana, em três volumes, escritos quando estava na França; Investigação sobre o entendimento Humano( seu livro de maior repercussão, inclusive o que despertou Kant) e diversos ensaios como os “Ensaios Morais, Polítics e Literários”; a ele atribui-se a criação da filosofia fenomenista.
Hume destaca-se no campo da ética pelo seu posicionamento utilitarista, como questionador das causas promotoras da virtude, dos vícios, da verdade, da falsidade, da beleza e da fealdade e como um precursor de conceitos sobre móveis da conduta humana.
De forma contundente, notadamente para sua época, afirma: “O caminho mais suave e pacífico da vida humana segue pelas avenidas da ciência e da instrução; e todo aquele que for capaz de remover algum obstáculo nesse caminho ou de abrir alguma perspectiva nova deve ser considerado como benfeitor da humanidade.”
Para ele o valor do conhecimento estava no campo da ciência, mesmo em uma época em que esta não era considerada prioritária nem sequer nas universidades.
Defende uma ciência pelas vias da experimentação, ou seja, pelo conhecimento das causas e não dos agentes que possam promover a causa.
Coerente com sua posição admitiu a percepção como fundamento, ou seja, como formadora de ideias e, obviamente, da própria consciência ética, repudiando o “eu”, como substância.
Tais formas de pensar levaram Hume a descrever seu ponto de vista sobre a associação de ideias, sobre as operações do entendimento etc., tudo na perseguição de conclusões sobre a ação do cérebro (importante fator na formação da conduta)
Uma de suas observações relevantes que anteciparia ás que hoje se dizem tão modernas no campo do conhecimento foi o relevo que deu á História, mas não como narração de fatos e, sim, como afirma: ”para as nossas observações sobre os móveis habituais da ação e