Instrumentalidade
Através da análise de dados coletados pelo IBGE e FIRJAN, constataram-se índices preocupantes de pobreza e situações de vida precária que se refletem nos índices de saúde como é apresentado pelo DATASUS no município de Poço Redondo, localizado no alto sertão sergipano. Essa situação de miserabilidade apontada estatisticamente influi de modo expressivo também nos altos índices de complicações gestacionais nas mulheres desta localidade, com maior predominância nas mulheres da área rural.
Foram observados altos índices de partos prematuros, partos em que o bebê tem baixo peso ao nascer, abortos espontâneos, mortalidade infantil e da mãe. De acordo com os dados apresentados pela Secretaria de Saúde do município e do hospital de Nossa Senhora da Glória, usualmente procurado pelos moradores da região circunvizinha, os agravantes dessas ocorrências estão relacionados à falta de acompanhamento na gestação e as más condições de vida dessas mulheres, como por exemplo, o déficit alimentar, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, falta de saneamento e cuidados higiênicos.
Diante dessa problemática de saúde que se caracteriza enquanto expressão da questão social torna-se imprescindível um acompanhamento integral e qualificado para amenizar o presente quadro desse público vulnerável. Uma vez que, está expresso como princípio ético fundamental do Assistente Social que o profissional deve se posicionar em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.
2. Objetivo
Acompanhamento médico e social no processo gestacional das mulheres da área rural do município de Poço Redondo, alto sertão sergipano, contribuindo para uma gravidez melhor assistida, visando à diminuição dos altos índices de complicações neste período.
.
3. Objetivos específicos
- Assegurar a assistência médica no período gestacional, orientando também