Filosofia educaçao e sociedade
TEXTO: A Relação Educação e Sociedade
Entendo que qualquer forma de educação está completamente interligada ao espaço e o tempo em que se vive.
Espaço: Se estou na China vou ser educada de acordo com a sociedade chinesa, tanto na educação religiosa, ou de formação profissional, sexual, ou seja, qualquer tipo de educação dependerá do espaço onde vou ser educada.
Tempo: O fator tempo interfere totalmente, independente do lugar em que se vive. Terei uma educação completamente diferente se estiver nessa mesma China no século X ou no século XVIII ou no século XXVIII.
Nos estudos de “hoje”, dizemos que não há pedagogia sem filosofia, até a presente data, temos como base três filosofias a serem seguidas:
Redenção – Essa filosofia inicia-se na Europa, no século XVI onde Comênio escreve a Didática Magna. Ele acreditava que através do ensino para todos, a sociedade alcançava a redenção afinal todo estudo se dava pela Bíblia. Com o Iluminismo, surgem idéias mais científicas como forma de estudo.
Reprodução – Nessa filosofia temos a reprodução do que é a sociedade. O objetivo da escola é moldar o indivíduo pelos interesses de quem domina a sociedade, podendo ser o governo, o comércio, a polícia... É investido em todo meio de cultura, com a finalidade de “anestesiar” a sociedade. O setor dominante aproveita-se de todos os meios acessíveis, para conduzir a população ao “modelo ideal” que atendam aos seus próprios interesses. Diariamente injetam doses de informações que alienam o indivíduo com boas doses de conformismo e inconsciência crítica.
Transformação – Ainda engatinhando, essa filosofia almeja que se entenda a sociedade como fruto da história. Acredita-se que se tenha que dar meios para que o indivíduo pense por si só, criando uma consciência crítica e enxergue esse otimismo ilusório, passado pelo governo, de que tudo está bem, além de sair do conformismo de que “as