Filosofia e educação em harmonia pela sociedade
PÓLO: CERRO AZUL
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ALUNA: SANDRA MARA DE OLIVEIRA ROSA
PROFESSOR: JOÃO
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO EM HARMONIA PELA SOCIEDADE O conceito de representação textual tem se mostrado como elemento principal na proposta educativa,ele caracteriza o conhecimento e a existência de um saber que forma os indivíduos, sua definição destaca a subjetividade e o caráter social. Acredita-se que no mundo moderno em que se vive hoje tudo é globalizado e padronizado, se fala tanto em mudança e transformação, mas a prática é antiga. Essa mudança no contexto escolar depende de um docente, um professor, que por sua vez desenvolve um trabalho repetitivo, cuja a formação não dispõe de alunos (sujeitos) pensantes e autônomos.
“A educação deve possibilitar ao corpo e a alma toda perfeição e beleza que pode ter”. A frase de Platão nos possibilita enxergar que a educação atual não deve ser sistemática, e sim deve pertencer a um mundo onde se hajam sistemas ideológicos, filosóficos, econômicos e religiosos, mas então surge uma questão em que as escolas já tem esse suporte, mas que como já mencionado fica a critério do professor articular, e é nessa dificuldade de articulação que nota-se a escola como “organização curricular” , a filosofia em seu âmbito participa nesse momento como ajuda ao indivíduo a estar no mundo. No entanto o que dever ser acentuado é que o professor mantém um papel especial na vida de um aluno, ajudando a construir suas próprias opiniões, saberes e atitudes, pois o conhecimento é plasmado pelas representações de cada um. Certificando-se que a percepção do aluno não deve ser uma forma neutra e fria, mas sim cheia de excitação, cabe ao professor contribuir com recursos participantes nessa etapa.
Visando, portanto que a educação é um processo decorrente na vida de um indivíduo, a filosofia através do filosofar, firma com a educação uma relação capaz de mostrar critérios verdadeiros,