Paideia Grega
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
PAIDEIA
ALUNOS: NICOLAS DIAS JULIA SOBRINHO
SÃO PAULO-SP
2015
Resumo
Paidéia é o nome dado à educação na Grécia antiga, que busca a formação do homem em suas várias esferas, social, política, cultural e educativa, militar, buscando a harmonia entre o corpo e a mente tendo como objetivo de formar um cidadão íntegro e consciente de seu lugar na sociedade e de seus deveres cívico.
INTRODUÇÃO
Paideia (criação dos meninos) era o processo de educação que os estudantes da Grécia Clássica eram submetidos, entre os ensinamentos estavam à geografia, história natural, matemática, música, gramática, ginástica, filosofia, astronomia e poesia. Quando não existia escola a educação era dada pelas famílias seguindo a tradição religiosa, os jovens da elite eram deixados a cargo dos preceptores. Com o surgimento das Pólis (cidade-estado) nascera às primeiras escolas. Um aspecto comum nas Pólis era o de que a transmissão da cultura nãoera responsabilidade apenas das escolas, a polis educava através das várias atividades coletivas, reuniões políticas, jurídicas, e administrativas, nos jogos, nas artes e nas apresentações dramáticas (essas costumavam passar ensinamentos através dos mitos). A educação grega tinha como objetivo desenvolver o cidadão fiel ao estado e a formar o homem com plena harmonia entre o corpo e a mente, tendo pleno domínio de si, compreendendo a cultura a cidadania, e do lugar ocupado por ele na sociedade e assim desempenhar os seus deveres cívicos.
DESENVOLVIMENTO
Educação Espartana
A essência da educação espartana era de caráter militar, incluía o ensinamento do ofício de armas, e quase exclusivamente o treino militar. Até os doze anos a criança espartana recebia aulas de música e poesia,