Resumo antiguidade grega: a paideia
Professor(a): Lucimar Pires
Disciplina: História da Educação
Componentes: Bianca Valéria, Conceição de Maria, Danielle Inêz, Délia Fernandes, Elenir Souza, Gedida Ferreira, Priscila Pereira, Terezinha Barros.
Capitulo 03
Antiguidade Grega: a Paidéia As civilizações orientais desenvolveram-se no norte da África e na Ásia, depois foi a vez da Europa, onde floresceram em momentos sucessivos, duas grandes civilizações: a grega e a romana. A Grécia não formava uma unidade política, mas se compunha de diversas unidades politicas autônomas, mas apesar dessa autonomia diversos povos convergiram para formar uma mesma civilização. Os gregos se distinguiam dos demais povos, denominando sua terra de Hellás ou Hélade só mais tarde essa região recebeu a designação latina de Graii.
Contexto histórico 1. A civilização micênica
A civilização micênica reuniu vários povos, sobretudo os aqueus, que se estabeleceram sob o regime de comunidade primitiva, formando-se uma aristocracia militar cujos chefes mais destacados viviam nos castelos de Tirinto e Micenas, no inicio do século XII a.C., era governada por Agamémnon, que ao lado de Aquiles e Ulisses, partiu para sitiar e conquistar Tróia no litoral da Ásia Menor, muitos aqueus fugiram para a Ásia Menor, onde foram fundadas colônias. 2. Tempos homéricos
Os tempos homéricos predominava ainda a concepção mítica do mundo, os mitos gregos recolhidos pela tradução, receberam forma poética e eram transmitidos oralmente pelos cantores ambulantes conhecidos como aedos e rapsodos, dentre eles, destacou-se Homero, provável autor das epopeias Ilíada e Odisseia, a primeira trata da guerra de Troia e a outra relata o retorno de Ulisses, não se pode afirmar com certeza que Homero tenha realmente com certeza sido escolhido pelos deuses é sinal valor, trata-se de virtude do “guerreiro belo e bom”, Hesíodo, outro poeta que teria vivido por volta do final do século VIII e principio do VII a.C.