historia da educação a paideia
ANTIGA
RESUMO
O iluminismo grego deu ao mundo um dos conceitos basilares da Filosofia da Educação Paidéia. O presente artigo examina os diferentes aspectos nele envolvidos. Como os Gregos o conceberam
Já no início mesmo de sua civilização e que permitiram as apropriações posteriores que dele fizeram um dos conceitos permanentes na lenta e longa evolução do pensamento educacional ocidental.
Palavras chave: Paidéia, educação, pedagogia. Neste artigo, é intenção do autor, traçar a genealogia – itinerário de um dos mais fundamentais conceitos de filosofia da educação – o de Paidéia, em conexão com a visão educacional, social e política gregas, do período arcaico ao clássico.
Para captar-se o início mesmo do conceito grego de Paidéia, há que se retroceder à educação aristocrática dos tempos homéricos. Naquele então, ela corresponderia aos métodos utilizados para assegurar a transmissão às sucessivas gerações, daqueles valores considerados essenciais – morais e religiosos principalmente – que servem de fundamento à sociedade. No grego, o vocábulo Paidéia se caracteriza por um duplo modo de emprego: como substantivo de ação e como característica final (produto, resultado) de um processo verbal. No primeiro caso pode-se encará-la como processo educacional em evolução (ação), e no segundo, como educação. O vocábulo também apresenta uma conotação diferenciadora dos âmbitos mente/corpo, permitindo a diferenciação entre as concepções de Paidéia-ginástica e Paidéia musical-filosófica.
Como ocorre frequentemente com outras palavras derivadas do grego, Paidéia é mais que um vocábulo – é toda uma conceituação que nos permite traçar os momentos iniciais do pensamento educacional grego. Rastreando-se a palavra, iremos encontrá-la pela primeira vez em Aischylos com o significado de “criação de crianças” com ênfase na alimentação. Em Aristófanes e Tucídides, a ênfase se desloca para os aspectos práticos da