Historia da Educação
UNIDADE 1: UMA VIAGEM PELO MUNDO ANTIGO
Conteúdo da Unidade: Nesta unidade será apresentada um pouco da História da
Educação no mundo antigo, especialmente na Grécia e em Roma, suas características, particularidades e finalidades.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO
Greek art.jpg. Fonte: wikimedia Commons
Quando falamos da antiguidade, devemos ter em mente uma diversidade formada por diferentes povos, diferentes culturas, religiões, conhecimentos técnicos, enfim, verdadeira mescla étnica e cultural. O mundo antigo ocidental nasce às margens do Mar
Mediterrâneo. Se estabelece e prospera, entre outras razões, pela facilidade de intercâmbio que essa região proporciona ao mundo conhecido da época.
Chamo a atenção de vocês para o entendimento de que, nessa mesma época, também existiam grandes civilizações constituídas em outras latitudes, como por exemplo, no extremo oriente, a China, a Índia, a Indochina (pense-se no Império Khmer, atual
Camboja), além das civilizações pré-colombianas na América Latina.
No entanto, para compreendermos as origens e a herança da educação ocidental, nos restringiremos à antiguidade grega e romana. É nesse mundo que nasce a civilização ocidental em todos os seus aspectos, da qual somos fruto.
Greekreligion-animalsacrifice-corinth-6C-BCE.jpg– Wikimedia Commons
Cambi (1999) sustenta que se pode reconhecer na Grécia clássica o nascimento de modelos cognitivos, éticos e de valores do ocidente, tais como a razão, o domínio, o etnocentrismo e a universalização do masculino. Ainda segundo esse autor, também é de lá a constituição das práticas sociais de longa duração, das quais muitas chegaram até nós, como o desprezo pelo trabalho manual, a marginalização do feminino e o governo como exercício de autoridade. Tudo isso faz parte do mundo clássico, lugar de nascimento da nossa cultura ocidental.
As antigas civilizações e o sentido de educação
O italiano Franco Cambi (1999), importante historiador da