Educação no contexto histórico-filosófico
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O estudo da história da educação é imprescindível para se obter o conhecimento sobre a educação contemporânea. Este estudo nos possibilita visualizar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão.
Esta reflexão deixa-nos o incentivo sobre que tipo de cidadãos queremos formar bem como repensarmos sobre quais valores queremos repassar às nossas crianças para que a mudança social e educacional aconteça com a intenção de recuperar os valores humanos e intelectuais das crianças.
É necessário repensar o papel da escola e do professor no desenvolvimento do saber crítico do aluno. Para enfrentar os desafios do cotidiano com cidadãos preparados para a vida é imprescindível que tenhamos uma educação que valorize o saber crítico.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao falarmos de Antiguidade, vemos uma diversidade formada por diferentes povos, diferentes culturas, religiões, conhecimentos técnicos e uma verdadeira mescla de etnias e culturas. Podemos afirmar que é na Grécia que se inicia a história da educação com o sentido de realidade educativa que encontramos atualmente. O ideal educativo grego aparece como Paideia. Paideia (παιδεία) é um termo do grego antigo, empregado para resumir a noção de educação na sociedade grega clássica. Inicialmente, a palavra (derivada de paidos (pedós) - criança) significava "criação dos meninos", portanto referia-se à educação familiar, os bons modos e princípios morais. Foi na Grécia que se iniciou um modelo de educação com um sentido relativamente semelhante ao utilizado hoje.
Na verdade, os ideais educativos da paideia se baseiam em práticas muito anteriores. De fato, são os Gregos quem, pela primeira vez, coloca a educação como problema. Já na literatura grega se vêm sinais de questionamento do conceito, seja na poesia,