A perspectivas filosofica da educação
Apresentação
A presente Seção Em Foco compõe-se de trabalhos que apresentam e discutem, de forma sistemática, a maneira como a reflexão filosófico-educacional está desenvolvendo referências para a compreensão e interpretação da problemática da educação, no contexto histórico-social de transição da modernidade à contemporaneidade. Abordam a problemática suscitada pela alegação de que os paradigmas da modernidade não mais dão conta de todos os desafios que emergem desse novo contexto histórico. Debatem questões tais como: instauraria esse novo contexto uma real pós-modernidade? Pode-se mesmo falar de uma pós-modernidade, de um pensamento pósmoderno, pós-estruturalista? Que implicações para a compreensão da educação traz esse questionamento sistemático das metanarrativas? Estaria esgotada a explicação racional típica da modernidade? Como se pode repensar a educação neste novo momento da história?
Perguntar pela condição da Filosofia da Educação no contexto desse momento históricocultural é mergulhar no próprio âmago da educação e da condição existencial dos seus profissionais, interrogar sua formação e sua atuação na prática real. É procurar entender o significado dessa aventura intelectual que se espera do exercício do filosofar para se entender a própria identidade da Filosofia da Educação, não uma identidade da estagnação parmenídea, mas aquela da permanente tensão heracliteana.
E é nessa perspectiva que se insere a significação da proposta, que busca contribuir para o entendimento do próprio processo de autoconstituição da identidade da Filosofia da Educação.
Esse esforço de reflexão procura mostrar como a Filosofia da Educação vem se exercendo e se constituindo como campo de conhecimento, ocupando um espaço próprio, apresentando-se à comunidade do saber.
Entende-se que hoje as tarefas da Filosofia da Educação desdobram-se em um tríplice
direcionamento: