Estourar Balà Es
Estar juntos, brincar.
Em equipe.
Delimitar um espaço amplo, dentro do qual acontecerá a brincadeira. Encher uma bexiga (nem demais nem muito pouco): esta servirá como modelo para que cada participante encha a sua. Entregar a cada time bexigas de cor variada para diferenciar os grupos. Depois de enchê-las, amarrá-las na cintura com o barbante.
Entrega-se um palitinho para cada participante.
No momento inicial, dividir um pouco as equipes (por exemplo, uma em cada canto do espaço marcado).
Ao ouvir o apito, cada integrante de uma equipe tentará estourar só com o palito as bexigas dos adversários. É proibido segurar os jogadores. Quando um dos participantes tiver sua bexiga estourada deve sair rapidamente do espaço de jogo, não podendo mais estourar as bexigas dos adversários. Ganha a equipe que ficar até o final com alguns integrantes sem bexigas estouradas. A penúltima equipe a ser eliminada fica em segundo lugar... No espaço onde acontece a brincadeira é importante colocar mais de um juiz para fazer com que tudo aconteça segundo as regras. De fato, a tentação dos que acabaram sendo eliminados é de permanecer com o palito estourando ainda as bexigas dos outros. Para perceber a ordem de classificação é bom deixar um responsável marcando os times eliminados cada vez que um grupo inteiro fica sem bexigas.
Variações da mesma brincadeira: A mesma dinâmica pode ser feita sem se usarem palitos, simplesmente amarrando a bexiga no pé esquerdo dos participantes, em vez de na cintura. Nesse caso, são necessários estes cuidados: que todas as bexigas estejam amarradas bem perto do pé e não com o barbante muito folgado ou acima do tornozelo.