Paideia grega
Num primeiro momento tomaremos como base a Paidéia de indivíduos virtuosos e do bem, logo após, refletiremos como era a forma de educação dos sofistas, qual seu método de ensino e quais os seus principais ensinamentos, por fim discutiremos quais os requísitos da educação sofística que perduram até os dias atuais.
Paidéia Socrática Nascido nas planícies do monte Licabeto, próximo a Atenas, Sócrates vinha de família humilde.6 Era filho de Sophroniscus,7 - motivo pelo qual ele era chamado em sua juventude de Sokrates ios Sōfronískos (Sócrates, o filho de Sophroniscus) - um escultor, especialista em entalhar colunas nos templos, e Fainarete, uma parteira (ambos eram parentes de Aristides, o Justo).
“Para Sócrates , a filosofia vem de dentro para fora e sua função é despertar o conhecimento ,ou seja, o auto-conhecimento ,pois a verdade está dentro de cada um. Para conhecer a si mesmo é preciso conhecer o outro . A alma do outro é como se fosse o espelho da própria alma .”
A atividade filosófica de Sócrates se dava em duas etapas. A primeira era conhecida como ironia, nesta parte do processo o filósofo se expressava parecendo indicar o oposto do que pensava ou conhecia sobre algo, levando o interlocutor a apresentar a sua posição ou opiniões a respeito de uma determinada temática. Com esse recurso Sócrates levava o interlocutor a desembocar na sua própria ignorância, ou seja, a pessoa que conversava com Sócrates se percebia como quem na verdade não sabia muito ou muito pouco a respeito do objeto da discussão, que este possuía na verdade um conjunto de afirmações mal estruturadas, confusas ou vazias, contraditórias. A segunda etapa do método socrático era