Filosofia aplicações na sociedade
DE
FILOSOFIA
O HOMEM E A LINGUAGEM
O homem é um ser inteligente, criativo e sensível, graças às capacidades de pensar. Logo, o homem será tanto mais homem quanto maior for o domínio da linguagem.
Os professores e educadores, tem consciência de que podem conduzir o educando a compreender os vários significados da linguagem, para que assim possa aplicá-la no seu dia-a-dia, segundo seus interesses, almejando maior domínio dos recursos expressivos da linguagem.
Os estudantes chegam à escola conhecendo linguagens que já fazem parte do seu mundo. São leitores de uma série de linguagens verbais e não verbais. Conseguem identificar em rótulos os nomes dos produtos, logomarcas, enfim, o mundo das palavras não lhes é estranho, e sim dotado de significados.
É trabalhando com vários tipos de linguagens (jornais, revistas, livros, TV, outdoor, quadros artísticos, folhetos, etc.) de vários gêneros que esperamos contribuir com o entender e podermos usufruir de boa linguagem, já que a mesma expressa nossas emoções e ideias, desenvolvendo uma postura crítica, fazendo o homem se comunicar com o mundo que o rodeia.
O HOMEM COMO SER DE NATUREZA
Por que o homem está cada dia menos preocupado com o meio ambiente, seu habitat? E outra pergunta emergiu, antes mesmo que tentássemos responder à primeira: Desde quando o homem tem olhado a natureza desta forma?
Entre questionamentos e respostas, tentamos analisar, do ponto de vista histórico, as interações humanas em seu meio ambiente (entenda por meio ambiente não apenas os aspectos naturais, mas também o espaço de relações entre os homens).
Não é de hoje que ouvimos falar das grandes ameaças que o planeta vem sofrendo por conta da interferência direta do ser humano na natureza com fins na extração de recursos naturais, matéria-prima e pela obtenção de alguma vantagem.
Da mesma forma que tal interferência não é nova, a relação homem-natureza também não o é, pelo contrário, é tão