ciencias
Este tipo de movimento é identificado como o verdadeiro movimento de uma partícula.
Geralmente, as grandezas envolvidas nesse tipo de movimento, terão suas características plenas.
Podemos até dizer que o movimento curvilíneo nada mais é do que uma somatória de mais de um tipo de movimento unidimensional.
As trajetórias do movimento curvilíneo podem ser:
Circular: nos tipos de movimentos que descrevem uma trajetória circular, os corpos estão sujeitos à ação da força centrípeta. Esse movimento pode ser observado em um pontode de um CD, que descreve uma circunferência;
Parabólica: esse tipo de trajetória é a mais comum do movimento curvilíneo. O movimento de um corpo será descrito por essa trajetória, quando o mesmo estiver sob a ação de uma força gravitacional terrestre. Exemplo: a bala disparada por um canhão
O estudo dos movimentos circulares pode ser feito através de medições de comprimentos de arcos de circunferência ou medições de ângulos.
As grandezas ∆S e ∆ v, recebem o adjetivo linear, para diferenciá-las das grandezas angulares ∆α e ω.
∆S e v são denominadas lineares por serem definidas a partir do comprimento de arcos de circunferência, que são linhas. ∆α e ω são denominadas angulares por definirem medidas de ângulos, sempre em radiano.
Da definição de radiano temos:
Desta definição é possível obter a relação:
2r = 360º
Para entender o movimento circular, é necessário entender alguns conceitos básicos, como:
Espaço angular;
Velocidade angular (média e instantânea); velocidade escalar; aceleração angular; período e frequência.
Espaço Angular (φ) Chama-se espaço angular o espaço do arco formado, quando um móvel encontra-se a uma abertura de ângulo φ qualquer em relação ao ponto denominado origem.