Filosofia
Primeiramente devemos levar em consideração a existência real, em seguida a evidencia, a conformidade, o êxito e a não contradição. A evidência é algo que, considerando coletivamente, não pode ser recusado como verdade. A conformidade da ideia com o real seria um segundo critério de verdade, a identidade da verdade do conhecimento, é um critério que caiu em desuso. O êxito, o conhecimento so será verdadeiro se os resultados e as suas aplicações praticadas forem uteis e puderem ser verificados, os resultados dessa ação é que são considerados verdadeiros ou falsos. Não contradição, diz respeito a verdade lógica que se da de dentro de uma determinada linguagem, essa posição é características da filosofia analítica professadas, pelo filosofo austríaco Wittegenstein.
Ao longo da historia, os filósofos adotaram concepções diferentes de verdade, dependendo da sociedade e da cultura em que viveram, bem como a corrente filosófica a qual estavam ligados.
Há muitos modos de se conhecer o mundo, que dependem da situação do sujeito diante do objeto do conhecimento. A mitologia, a religião e a ciência são formas de conhecer o mundo. São mconhecimento também pode ser caracterizado pelo saber acumulado humano de geração em geração e que pode ser transmitido, fazendo parte da cultura.
Primeiramente devemos levar em consideração a existência real, em seguida a evidencia, a conformidade, o êxito e a não contradição. A evidência é algo que, considerando coletivamente, não pode ser recusado como verdade. A conformidade da ideia com o real seria um segundo critério de verdade, a identidade da verdade do conhecimento, é um critério que caiu em desuso. O êxito, o conhecimento so será verdadeiro se os resultados e as suas aplicações praticadas forem uteis e puderem ser verificados, os resultados dessa ação é que são considerados verdadeiros