A filosofia e a política
Filosofia vem do grego e significa: philos - que ama + sophia – sabedoria, a filosofia é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem. Politica também provem do grego e significa politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
A filosofia é uma tradição que foi construída voltada mais para a contemplação (theoria) do que para a ação (praxis), mas em um determinado momento começou a servir à vida pratica, especialmente a politica. Os filósofos antigos tinham uma preocupação em discutir o papel social e coletivo dos indivíduos e esta preocupação era tão forte que Aristóteles chegou a definir o homem como um "zoon politikon", um "animal político".
A ágora (praça pública) era o lugar privilegiado onde o debate em torno dos problemas políticos e sociais enfrentados pelos cidadãos atenienses se realizavam.
Um dos grandes mestres do pensamento politico foi, sem duvida, Platão. Para ele, como expôs detalhadamente no seu clássico sobre a política, denominado "A Republica” (Politéia), uma extraordinária exposição sobre o estado ideal, os regimes políticos existentes em qualquer época nada mais são senão expressões dos caracteres (ethos) humanos. Assim, por exemplo, o gosto pela ordem, pela hierarquia e tradição, sustenta a monarquia, enquanto o desejo de pertencer a um grupo exclusivo e a tendência de só a ele favorecer gera a oligarquia. . Logo, por detrás de tudo, de quem faz a política, nas suas mais variadas formas (monárquica, oligárquica, timocrática, democrática ou tirânica) é o Sentimento. Platão dizia que pelo Sentimento (instável, volátil e inconstante) ser à base dos regimes políticos, os levava a serem imperfeitos, geradores de turbulência e de guerras civis sem fim. É necessário, pois opor-se-lhes com outro tipo regime, no qual o calor dos