Filosofia Politica
A Filosofia política é um exercício da liberdade. Platão (428-347 a.C.) sentia forte atracão pela Politica. Ele desenvolveu uma filosofia política profunda e original, cujos esquemas atravessaram seculos e milénios. Segundo Platão, a politica deve ter a Filosofia como seu instrumento e fonte de inspiração, [pois a Filosofia é a via segura de acesso aos valores de justiça e de bem. Platão sustenta que a origem do Estado esta no facto de os Homens não se bastarem a si mesmo. Dai a necessidade de cada um associar-se aos outros, cada um com tarefas sociais especificas (especialização). Na sua concepção politica, Platão propõe três classes sociais no seu Estado ideal: a classe dos trabalhadores, a classe dos guardas e a classe dos governantes; cada uma destas classes tem um função político-social diferente.
Classe
Características
Lavradores, artesãos e comerciantes
Predomina nesta classe a virtude e a temperança, o domínio e a disciplina dos prazeres e desejos, a capacidade de se submeter a classes imediatamente superiores.
Guardas
Domínio da força de alma, composta por Homens que, à semelhança dos cães de raça dotados de mansidão e ferocidade, têm como virtude a força e a coragem. Deve impedir que a classe baixa produza mais riquezas e garantir que tenha uma vida mínima e decente.
Governantes
Os componentes desta classe devem amar mais a pátria em relação a todas as restantes classes; devem conhecer e contemplar o bem neles. Predomina a alma racional e a sua virtude específica é a sabedoria.
Segundo Platão, a Republica é, precisamente, a coincidência da verdadeira Filosofia com a verdadeira Politica, apenas a condição de o político se tornar filosofo ou filosofo politico. Para Platão, o bom governo é aquele que tem como finalidade o bem do Homem na sua plenitude. Aristóteles (384-322) foi, provavelmente, a mente filosófica mais universal entre os gregos tal como o