Resenha
“No ritmo das águas, na cadência das boiadas. A inserção do turismo nas fazendas de criação extensiva de gado bovino no Pantanal de Aquidauana/MS”
Para apresentar e localizar o tema, a pesquisa deste trabalho foi – e continua sendo –realizada no Estado do Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal, no município de Aquidauana, quando da realização da Dissertação de Mestrado e prossegue agora no Doutorado, com a inclusão do estudo das RPPN’s – Reservas Particulares de Proteção Natural, com recorte para uma propriedade localizada neste espaço geográfico – fazenda São José.
O objetivo geral da pesquisa é analisar criticamente a inserção do turismo na organização sócio-espacial pantaneira, considerando seus desdobramentos espaciais e seus efeitos sobre a cultura e o modo de vida do pantaneiro, a partir do estudo de caso do Pantanal de Aquidauana/MS, observando e tentando compreender as relações existentes entre a tradicional cultura pantaneira, fortemente influenciada pela pecuária extensiva e a entrada do turismo ecológico nas fazendas de criação de gado bovino.
A partir daí está sendo feito esforço de reflexão das problemáticas impostas pelo atual período técnico-científico-informacional e globalizado a esta área, principalmente no que diz respeito à cultura do pantaneiro baseada na pecuária e sua relação com a entrada do chamado turismo ecológico na região através de literatura específica e da observação do comportamento sócio-ambiental dos atores locais. Procura-se observar se houve alguma influência e/ou alteração de comportamento em relação às informações externas chegadas através dos turistas e dos meios modernos de comunicação.
Paisagem
Para se estudar a Paisagem, que pode ser concebida pelo trinômio Natural, Social e Cultural, dificuldades e/ou muitas variáveis para se tentar defini-la sempre estiveram presentes, visto ser um conceito polissêmico e não de uso exclusivo da Geografia. Arquitetura e