filosofia politica
O presente estudo tem como tema, a Filosofia Politica ou Filosofia versus Politica. Neste contesto, o estudo pretende fazer uma breve reflexão em torno da relação que se pode estabelecer em vários em vários campos do saber. Entre estes dois conceitos, sendo deste modo ser necessário fazer uma abordagem descritiva sobre o conceito filosófico de politica, do ponto de vista de diferentes filósofos da antiguidade.
Contextualização
Sobre a Filosofia Politica pode-se fazer algumas análises baseadas nas doutrinas de Santo Agostinho fundamentadas na obra “Cidade de Deus”. A obra cidade de Deus é considerada o primeiro tratado da Filosofia e da Teologia.
Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido colectivo.
Na Antiguidade grega e romana (principalmente na primeira), discutia-se os limites e as possibilidades de uma sociedade justa e ideal (Platão, com sua obra A república). Mas o que se tornou célebre, por se tornar a teorização da prática política grega, em particular de Atenas, foi o tema do bem comum (Aristóteles), representado pelo homem político, compreendido como o cidadão habitante da pólis, o homem politikós que opinando e reunindo-se livremente na ágora, junto a seus pares, discute e delibera acerca das leis e das estruturas da sociedade. O homem político teria o seu espaço de actuação privilegiada na esfera pública, no átrio, no senado, em oposição à esfera privada dos indivíduos, representada pela casa, pelo lar, pelos negócios domésticos. Já em Roma, Cícero teorizou a República como espaço das liberdades cívicas, em que ocorre uma complementaridade entre os senadores e a plebe (tese retomada no século XVI por Maquiavel). No contexto desta teorização, coloca-se a seguinte questão: Que relação se estabelece entre a Filosofia e a Politica?
Hipóteses
A filosofia vem iluminar os conceitos inerentes à política: justiça, o bem