stress
A corrida contra o relógio vem sendo um sintoma da vida moderna, e o estresse aumenta, emplacando os altos índices de doenças da atualidade, principalmente em mulheres.
A vida moderna exige cada vez mais aptidões intelectuais. E com base nestes factores, o cérebro é um dos componentes que mais sofre com os efeitos negativos do Stresse.
Comer e dormir, lazer, e praticas físicas são são um dos fatores importantes que podem contribuir no bem estar ou na saúde das pessoas, na combate ao stresse. Nos dias de hoje, estas praticas têm sido violadas, tudo porque as pessoas passaram a viver uma autentica pressão (correria do dia-dia). Por isso tornar-se-à importante falar do stresse, porque é um fenómeno grave que afecta o corpo e a mente.
1.1 Stresse Origem e Terminologia
A palavra "estresse" tem origem na palavra inglesa "stress", que significa "pressão", "tensão" ou "insistência". Pode-se definir estresse como um conjunto de reações fisiológicas necessárias para a adaptação a novas situações.
O termo Stresse foi utilizado pela primeira pelo pesquisador canadense Hans Selye quem realizou um dos primeiros estudos sobre estresse, em 1936. Ele submeteu cobaias a estímulos estressores e observou um padrão específico na resposta comportamental e física dos animais.
O cientista Hans Seyle dividiu os sintomas do estresse em 3 fases sucessivas: alarme, resistência e esgotamento.
1.2 Conceito De Stresse
Selye), Lazarus e Folkman (1984) definiram o estresse como uma relação entre as pessoas e o ambiente, avaliada pelo sujeito como prejudicial ao seu bem-estar. Para esses autores, essa relação sofre interferência as de dois processos: cognição e enfrentamento ao estímulo estressor.
A palavra estresse quer dizer "pressão", "tensão" ou "insistência", portanto estar estressado quer dizer "estar sob pressão" ou "estar sob a ação de estímulo insistente".
O estresse produz certas modificações na