Filosofia Politica
POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA POLÍTICA?
De início, podemos dizer que é importante, no contexto atual, refletir sobre os valores, as regras sociais e políticas, os direitos, as liberdades e muitos outros conceitos que encontramos em nossa sociedade e no mundo em geral.
A reflexão filosófica acerca da ‘política’ contribui para nossa educação enquanto cidadãos e nos fornece uma base para o exercício da cidadania.
DEFINIÇÃO
Filosofia Política é o campo da investigação filosófica que se ocupa do sentido e do alcance das ações e relações humanas consideradas em seu sentido coletivo (público) no âmbito das nossas instituições políticas, jurídicas e econômicas e das nossas práticas sociais.
Além das questões filosóficas clássicas como a do ser e a do conhecimento, uma outra questão é de fundamental importância para a Filosofia: o campo normativo da ação. Essa última abrange a Ética e a Filosofia Política. A Ética geralmente trata da ação do homem individual e a Filosofia Política, do homem no contexto coletivo em relações de intersubjetividade. Por exemplo, a Ética questiona o que é justiça? A Filosofia política questiona como deve ser uma sociedade justa?
Problemas Conceituais – Normativos
A Filosofia Política é uma disciplina normativa. Tenta estabelecer normas, regras ou padrões ideais, procurando descobrir como as coisas devem ser.
Por exemplo, a busca da melhor forma de Estado e de governo. Compreende todos os pensadores que, de Platão aos modernos utopistas, formularam o problema do Estado Ideal, ou seja, de um modelo perfeito (ou o menos imperfeito possível) de comunidade humana.
Problemas Empíricos – Descritivos
Tenta descobrir como as coisas são, buscando estabelecer princípios básicos:
- que justifiquem uma forma de Estado;
- que os indivíduos possuem e que representam certos direitos inalienáveis;
- sobre a distribuição dos recursos materiais da sociedade.
QUESTÕES FILOSÓFICAS (POLÍTICAS)
Fundamento último do poder, ou seja,